Dendrobium é um dos maiores gêneros dentro da família das orquídeas, existem mais de 1200 espécies naturais descobertas até hoje, e outros milhares de híbridos sendo cultivados no mundo todo.

Algumas espécies de Dendrobium são tão comuns a ponto de pensarem que são nativas do Brasil, o que é um grande engano.

Os Dendrobiuns só existem naturalmente do leste da Índia, sendo distribuídas por todo o leste da Ásia, incluindo China e ilhas do Pacífico, e Austrália também, indo até Nova Zelândia.

É um grupo muito diversificado, e apesar de centenas de espécies de Dendrobium poder ser facilmente cultivados no nosso clima, algumas espécies são de difícil cultivo.

Características da Orquídea Dendrobium

Os Dendrobiuns possuem pseudobulbos que lembram uma cana, tem crescimento simpodial e por ser um grupo diverso encontramos espécies muito pequenas até grandes, assim como flores com poucos milímetros e outras chegando a 10 centímetros, algumas espécies têm flores que duram apenas 1 dia, enquanto que outras possuem flores que duram meses.

A Orquídea Dendrobium mais conhecida

A espécie mais conhecida e difundida no Brasil e o Dendrobium nobile, que possui o nome popular Olho de Boneca, essa espécie também é utilizada para gerar híbridos, existem centenas deles!

Existem no Brasil, muitos orquidófilos que costumam a colecionar Dendrobiuns dada a grande beleza, diversidade e exoticidade desse maravilhoso grupo de orquídeas.

Como cultivar Orquídea Dendrobium

São geralmente orquídeas exigentes em luz, algumas espécies toleram luz solar direta sem proteção, enquanto outras exigem uma filtração do sol, o que pode ser feito com sombrite 50 ou 70%.

O ciclo de vida dos Dendrobiuns

Os Dendrobiuns, costumam a brotar na primavera e desenvolve seus pseudobulbos durante o período mais quente, nesse período devemos regar com bastante frequência e fazer uma boa adubação. 

Cuidados importantes com a rega das orquídeas Dendrobiuns

Com a chegada do período mais frio, diminuímos as regas e suspendemos a adubação (a adubação pode ser feita até o verão), muitas espécies de Dendrobium perdem as folhas, o que é normal.

Nesse período não há necessidade de regas, exceto se os pseudobulbos começarem a murchar.

Flores de Orquídeas Dendrobium

A maioria das espécies de Dendrobium florescem na primavera, mas existem os que florescem no verão, no outono e algumas até no inverno.

A maioria dos Dendrobiuns comercializados no Brasil, são de clima tropical e tem seu cultivo fácil. Mas cuidado, existem exceções!

instagram orquidário das pedras

Orquídeas Dendrobium plantadas em troncos

Muitas espécies se amarradas em troncos e receber boa iluminação, se desenvolvem muito bem e podem dar imensas floradas.

Nós temos uma seleção de troncos tratados para plantar orquídeas.

O que fazer para Dendrobium florir?

A maioria dos Dendrobiutem um ciclo anual muito bem definido. Período de crescimento, período de florescimento e dormência. Muitos Dendrobiuns florescem na primavera após o período de dormência caracterizado em algumas espécies pela perda das folhas. Outros florescem no verão e poucos no outono. Muitas espécies de Dendrobium não perdem as folhas.

Existem muitos orquidófilos que colecionam apenas Dendrobium devido ao fascínio dessas orquídeas multifloríferas!

Confira os valores das Orquídeas Dendrobium à venda online!

Abaixo a seleção das Dendrobiuns mais vendidas e disponíveis no site:

Cuide bem das suas plantas com nossos melhores Adubos para orquídeas

Para facilitar sua vida e não ter erro com suas plantas, nós testamos todos os adubos que vendemos no site e fazemos vídeos ensinando a usar esses produtos.
Inclusive fabricamos nosso próprio Substrato, o Substrato das Pedras.

Adquira abaixo por um preço muito especial!

Conheça nosso canal no Youtube

Queremos passar nossa experiência e conhecimento, para aprimorar seu cultivo!