Keiki é uma palavra Havaiana que significa, bebê ou criança, e é utilizada para denominar mudas de orquídeas que nascem de hastes ou caules de orquídeas.

As orquídeas que produzem keikis mais comuns são algumas espécies de Dendrobiuns, de Epidendrum e de Phalenopsis, e menos comum de ocorrer em outras como OncidiumCattleya entre outras.

Como surgem os keikis?

A razão de aparecer os Keikis não é única, vamos citar as mais comuns:

1-Estimulação por adubação: algumas espécies de Dendrobium, na presença de compostos nitrogenados do adubo, mais precisamente próximo a época da floração, pode induzir a formação de keikis ao invés da floração. Por esse motivo, se você quiser flor, não deve adubar os Dendrobiuns meses antes do período da floração.

2-Morte das gemas basais: as orquídeas lançam brotação nova pelas gemas basais do rizoma, caso essas gemas morrerem ou mesmo a base do pseudobulbo apodrecer, pode estimular as gemas superiores a formarem o keiki. É comum ao verificar o nascimento de vários keikis nas na orquídea, contatar morte da base da planta.

3- Fisiologia da planta: algumas espécies de orquídeas naturalmente formam muitos keikis, faz parte da fisiologia dela, temos como exemplo algumas espécies de Epidendrum.

4-Indução da formação de Keiki: o keiki pode ser induzido por hormônio (Citocininas) em haste de Phalenopsis por exemplo, antes da gema se diferenciar em botão floral a fim de formar o keiki. Não testamos, mas muito se fala por passar canela e conseguir esse mesmo resultado. Já no Dendrobiuns, o corte de um pseudobulbo adulto induz a formação de keikis, o mesmo acontece com outras orquídeas, já que ao cortar o pseudobulbo estamos simulando a morte da base da planta.

Como retirar o keiki da orquídea?

O Keiki precisa se desenvolver até atingir um tamanho e possuir raízes o suficiente para ele conseguir sobreviver e continuar seu desenvolvimento sem a dependência da planta mãe. Esse processo pode levar no mínimo de 6 meses a um ano.

A retirada precoce do keiki pode o levar a morte.

É muito comum a dificuldade de manter o keiki vivo pela retirada precoce.

Na dúvida, deixe o keiki um ano na planta mãe.

Para removê-lo, se tiver em haste flora, corte a haste deixando um fragmento com o keiki.

Se estiver em pseudobulbo, você pode optar por removê-lo destacando-o cuidadosamente da planta mãe ou cortando o pseudobulbo deixando parte deste com o keiki. Use o bom senso.

Como plantar o Keiki?

Normalmente por conta do tamanho diminuto, existe alguma dificuldade em plantá-lo.

Existem dois detalhes muito importantes para levar em consideração.

O keiki por estar sem a planta mãe, pode ter poucas raízes, portanto use um substrato que se mantenha úmido por mais tempo como o sphagnum, assim evita-se que a planta desidrate.

O segundo detalhe é nunca “enterrar”a base do pseudobulbo.

Plante somente as raízes!

É comum em mudas de Dendrobium que tem o pseudobulbo longo e pesado e raízes flexíveis, deixar boa parte do pseudobulbo sob o substrato o que poderá levar o keiki ao apodrecimento.

instagram orquidário das pedras

Se for esse o caso, fixe um tutor, e amarre o keiki neste tutor de maneira que fique firme e somente as raízes sob o substrato.

Importante lembrar que a retirada do Keiki não irá prejudicar a planta mãe, sua retirada é opcional (salvo se a planta mãe estava comprometida inicialmente), mas é de bom senso que se observe se o keiki irá se desenvolver bem o deixando na planta mãe.

Keikis de Epidendrum costumam ficar e florescer na planta mãe sem nenhum prejuízo para ambos.

Outros keikis devem ser plantados por estarem sem acesso a algum substrato.

Se quiser adquirir o substrato produzido por nós e que é um sucesso com nossos clientes, clique aqui.

Temos até um vídeo mostrando detalhes do Substrato das Pedras.

 

Se quiser saber como plantar Keikis, nós temos dois vídeos em nosso canal do youtube ensinando.

1)Keikis de Cattleyas: clique aqui

2) Keikis de Dendrobium, vídeo abaixo:

 

 

 

 

Onde comprar substratos e troncos para plantar seus Keikis de orquídeas?

Nós também oferecemos todos os produtos para você necessários para você fazer um ótimo cultivo, é só me chamar no Whatsapp (19)98821-9074!!! 

Se você quiser conhecer o subtrato que recomendamos e faz sucesso com todos os nossos clientes, clique aqui!

Tenho certeza seus amigos que amam orquídeas vão gostar de serem marcados aqui para ver esses preços e variedades !!! ?

Se você não sabe onde comprar orquídea barata e está na região de Campinas, saiba que você pode nos visitar aqui na cidade de Indaiatuba/SP.

Temos uma variedade incrível de plantas raras e atendemos de segunda à sábado na Rua: Pedro de Toledo, 1678 – Jardim Dom Bosco – Indaiatuba/SP.