As regas dependem de 3 principais fatores:

1- O ambiente,

2- A espécie envolvida e

3- Modo no qual está plantada

A mesma orquídea plantada de modos diferentes e em locais diferentes poderá ser regada de 1 a 7 vezes por semana.

Em ambientes secos, como quintais com piso frio, que não seguram umidade, deve-se molhar mais que orquídeas que estão sobre jardins ou gramados.

Quem mora em cidades de clima mais secos, devem molhar muito mais que quem mora em locais com alta umidade do ar.

Existem espécies que necessitam ficar com as raízes úmidas o tempo todo, outras, o substrato deve secar entre uma rega e outra, e ainda há orquídeas que não toleram umidade alta no substrato e devem ser plantadas em madeiras ou cachepots onde as raízes deverão secar rapidamente após a rega.

Uma determinada espécie de orquídea, será regada pouco se estiver plantada no musgo, mas deverá ser regada com uma frequência maior se estiver plantada em vaso com casca de pinus e poderá ser regada todos os dias, ou até várias vezes ao dia se estiver sem nenhum substrato ou plantada na madeira.

Portanto o mais importante é a observação da planta, se está desidratada ou não, ou se o substrato está demasiadamente encharcado, que poderá levar a planta ao apodrecimento, pois orquídeas em geral não suportam o encharcamento, mas adoram umidade! No calor rega-se com maior frequência que no frio.