Detalhes importantes de como plantar Orquídea em árvores

Plantar orquídea em árvore não é uma tarefa difícil, mas existem muitos detalhes que se não levados em consideração pode fazer com que o plantio não dê certo.

Afinal, a maioria das orquídeas que cultivamos e desejamos são epífitas, ou seja, são orquídeas que na natureza tem o hábito de estarem fixadas em troncos ou galhos de árvores. Aí elas nascem, crescem e vivem.

Quando adquirimos uma orquídea em um vaso, foi porque nós a adaptamos ai, mas se você observar na natureza, normalmente encontramos orquídea em árvore.

As orquídeas que normalmente adquirimos são produzidas em laboratório, sempre estiveram em um vaso.

Mas fisiologicamente elas são adaptáveis ao epifitismo e se realizada de maneira correta, plantá-la em um tronco, não é só colocá-la de volta ao seu lar, mas uma orquídea bem plantada e enraizada em um tronco, ganha uma beleza singular, que só as plantas epífitas podem oferecer.

Para plantar em um tronco, a primeira coisa que devemos levar em consideração é se é um tronco seco ou se o plantio será em uma árvore viva, pois existe bastante diferença entre um e outro

Se quiser saber mais sobre como plantar orquídea em tronco seco, não deixe de ler este post completo Como plantar orquídeas em tronco seco ou madeira

Como escolher a árvore para plantar orquídeas?

A árvore escolhida deve apresentar algumas características importantes. Em primeiro ligar verifique o sombreamento, porque árvores com copa muito grande e densa, fazem sombra excessiva e você poderá plantar nela apenas orquídeas de sombra. Tivemos muito sucesso plantando orquídeas de meia sombra em ipês. Sua copa é alta e protege das horas de sol mais forte e a orquídea consegue receber sol da manhã e/ou da tarde.

Outra característica importante é se a árvore escolhida troca de casca anualmente. Muitas árvores como pau ferro, pitangueira entre outras soltam suas cascas dificultando o pegamento da orquídea. Algumas espécies de orquídeas como oncidiuns conseguem se fixar nas forquilhas, mas não é tão adequado quando aos troncos de árvores que não descascam.

Observe onde a água da chuva escorre pelo tronco, e plante ela ali. Já observei orquídeas que morreram secas, pois estavam em um galho tão protegidas da chuva que nunca caía um pingo d´água nela.

Guia completo para você ter belas plantas saudáveis!

No vídeo abaixo mostramos como plantar orquídeas em árvores e também mostramos algumas orquídeas já plantadas em árvores no nosso sítio!

Em seguida realizamos o plantio de 7 orquídeas nas árvores e mostramos algumas orquídeas nativas nas pedras.

instagram orquidário das pedras

 

Qual o material ideal para fixar a orquídea na árvore?

Para fixar, use um material macio que não estrangule ou corte a orquídea. O ideal é amarrar a parte contento substrato e raízes, deixando-as firme ao tronco. Pode-se tirar o excesso de substrato se for o caso.

Sugerimos o fitilho, que é largo, não aconselhamos arame que pode machucar a planta.

Um detalhe muito importante após o plantio é a observação. Fique atento a planta nesse período.

Veja se as raízes se desenvolveram e enraizaram bem no tronco da árvore.

Veja se a orquídea está desidratando ou não.

É muito comum, a orquídea estar acostumada com a umidade do vaso e depois na árvore sentir uma certa diferença.

Principalmente se for uma árvore escolhida deixa passar muita luminosidade ou até mesmo sol direto na sua planta.

Por isso, fique de olho!

Confira algumas fotos de orquídeas em árvores

Cuide bem das suas plantas com nossos melhores Adubos para orquídeas

Para facilitar sua vida e não ter erro com suas plantas, nós testamos todos os adubos que vendemos no site e fazemos vídeos ensinando a usar esses produtos. Inclusive fabricamos nosso próprio Substrato, o Substrato das Pedras. Adquira abaixo por um preço muito especial!