Atualmente são aceitas 176 espécies naturais de orquídea Catasetum e cerca de 20 híbridos naturais.
São encontrados desde o México até Argentina, cerca de 100 espécies ocorrem no Brasil, principalmente região amazônica.
Características da Orquídea Catasetum
Possuem pseudobulbos muito grossos, folhas grandes e cada planta pode dar 3 tipos de flores, as masculinas, as femininas e ocasionalmente flores hermafroditas.
Identificamos as espécies de orquídea Catasetum sempre pela flor masculina, que são flores de formato muito exótico, normalmente marrons, verdes com pintas e apresentam um gatilho para disparo da polínea que é acionado a um leve toque.
Como cultivar Orquídea Catasetum
Catasetuns podem ser cultivados em locais mais sombreados, com mais luz e alguns se adaptados podem ser cultivados a plenos sol. O substrato pode ser musgo, casca de pinus de tamanho pequeno, ambos misturados ou ainda outro substrato de boa qualidade, o que irá variar é a frequência de regas. Normalmente inicia-se as regas quando o broto está do tamanho do pseudobulbo que deu sua origem, então inicia-se a adubação, bem rica e frequente, ideal deixá-los ligeiramente úmido durante toda a fase de desenvolvimento.
Cada espécie de Catasetum tem uma época de floração, alguns florescem junto a brotação principal, outros depois.
Com a chegada do outono, diminuir as regas e cessar a adubação, com o frio, normalmente suas folhas caem, e após a queda das folhas cessar por completo as regas. Só voltar a regar depois da brotação, quando o broto estiver maior que o pseudobulbo. Antes disso, é fácil perdê-lo por apodrecimento, então tenha paciência, resista a vontade de regar quando estiver sem folhas e quando o broto estiver pequeno.
Divisões da planta são feitas no período em que estiverem sem folhas, o replante logo antes ou logo depois que a brotação iniciar.
Alguns cultivadores, desenvasam suas plantas no período de dormência (sem folhas) e só replantam quando o broto aparecer.
Flores de Orquídeas Catasetuns
As flores masculinas são as mais belas e esperadas na floração. As flores femininas normalmente verdes, são menos vistosas e semelhantes entre as espécies e portanto não servem para identificar a planta, o que também ocorre com o vegetal que de tão semelhante nem especialistas conseguem diferenciá-los.
O ciclo de vida planta Catasetum
A orquídea Catasetum possui ciclo de desenvolvimento muito definido.
Após a brotação, formam-se os novos pseudobulbos, e destes podem sair a nova inflorescência de sua base.
Próximo a estação seca/frio iniciam a queda das folhas onde permanecem em dormência sem precisar de regas ou adubação.
Na próxima etapa, fim da dormência, ocorre a nova brotação, depois do broto atingir um bom tamanho, iniciamos as regas e adubação.
Se quiser aprender os segredos dos pseudobulbos clique no link a seguir, nós temos um post ensinando o que você não pode fazer com o pseudobulbo da Catasetum Black.
Cuidados importantes com a rega das orquídeas catasetíneas
Tanto no período de dormência tal quando o broto está pequeno, evita-se ao máximo regar a planta, pois os Catasetuns são muito sujeitos ao ataque de fungos e apodrecem facilmente dessas etapas se molhados indevidamente.
Fotos de orquídeas Catasetuns, incluindo orquídeas Catasetuns raras e Catasetum black!
Todas fotos das orquídeas Catasetuns abaixo são autorais de plantas que já foram vendidas pelo Orquidário das Pedras!
Repare nesse show de cores das orquídeas Catasetuns!
Confira os valores das Orquídeas Catasetuns à venda online!
Abaixo a seleção das catasetíneas disponíveis:
Confira os valores das Orquídeas Catasetuns à venda online!
Abaixo a seleção das catasetíneas disponíveis:
Cuide bem das suas plantas com nossos melhores Adubos para orquídeas
Para facilitar sua vida e não ter erro com suas plantas, nós testamos todos os adubos que vendemos no site e fazemos vídeos ensinando a usar esses produtos.
Inclusive fabricamos nosso próprio Substrato, o Substrato das Pedras.
Adquira abaixo por um preço muito especial!
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.